Páginas

terça-feira, maio 14, 2013

Espanha: O que mais comi e bebi


Esse foi meu primeiro jantar em Madrid: Cerveja com sanduíche Vaguada (pão de forma, presunto, queijo, alface, maionese que parece cream cheese e um ovo frito com a gema mole).

Essa foi uma das coisas mais diferentes que comi, uma torta de queijo, feita com dois tipos de queijo, eu lembro que o recheio é de roquefort e a cobertura de pétalas de flor e chocolate em flocos. Acompanhado de torradinhas.

Hambúrguer Raza Nostra: hambúrguer feito a mão sem aditivos químicos ou conservantes. Com várias opções de tempero e molho para acompanhar. Lanche com gosto de verdade!



Almoço em Sigüenza, menu completo: Água e vinho, creme de vegetais ao molho branco de entrada e o prato principal é um bife enorme de vitela acompanhado de batatas e tiramisú de sobremesa. Para mim, foi um dos melhores almoços da viagem.


Esse foi em um restaurante mais baratinho, todas as refeições tem pão pra acompanhar, de entrada foi uma salada Ceasar, esse picadinho de prato principal e um pudim de pão de sobremesa.


Aperitivos com batatas e jamón e batatas e pimentas 



De entrada: croquetas com recheio de molho bechamel e jamón, pimentas e verduras crocantes e prato principal: uma espécie de risoto de cogumelos e esse lagostin (que para mim foi a melhor parte porque o arroz estava muito salgado para o meu paladar, os espanhóis gostam muito de sal). Esse foi o almoço mais caro, mas não foi o melhor.

O outro almoço sensacional que comi acompanhada de um casal de argentinos foi em um restaurante bem aconchegante no centro de Madrid, próximo à praça Sol. O menu completo servido por um preço bom, aproximadamente 10 euros, e a comida muito gostosa, pena que só tirei foto da sobremesa, as carolinas com recheio de chantilly e calda de chocolate. Mas de entrada comi em uma espécie de frigideira pequena de barro com o fundo forrado de rodelas finas de batatas, por cima ovos com cara de fritos, com a gema mole, mas talvez fossem pochê, e por cima fatias do famoso presunto ibérico. O prato principal foi composto por um bife de vitela super macio, perfeito, com mais batatas em rodelas e algumas rodelas de abobrinha, também. E nesse dia, minha bebida foi água mesmo.

Esta é a foto do famoso "jamón" inteiro. É a pata inteira do porco que se deixa curtindo no sal por um bom tempo.

Essa foto não é minha, é da Wikipedia, mas ilustra bem um café da manhã espanhol: uma bebida quente (café com leite, café pingado, chocolate quente) com churros. E churro é o nome do fininho porque o churro grosso lá chama-se "porra". Não são recheados, mas se coloca açúcar e molha-se no leite, assim até que fica gostoso.





Nenhum comentário: